Outubro foi o mês com mais mortes em intervenções policiais em 2025, no Ceará
Sete criminosos morrem em confronto com a polícia em Canindé
Outubro de 2025 foi o mês com a maior quantidade de mortes em intervenções policiais no ano. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O estado teve 41 mortes desse tipo.
A estatística teve um aumento de 355% em comparação com o mês anterior — quando foram 9 mortes por intervenções policiais. Veja abaixo o que disse a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social sobre o aumento.
Entre os casos, sete membros da facção Comando Vermelho morreram na madrugada do dia 31 de outubro, em confronto com a polícia na cidade de Canindé, no interior do estado.
Com o bando, os policiais apreenderam oito armas de fogo, sendo um fuzil, quatro pistolas, três revólveres, além de mais de 150 munições e drogas.
LEIA TAMBÉM:
Operação prende 246 suspeitos de crimes violentos em quatro dias no Ceará
Mandantes de assassinato, traficante e outros criminosos são presos em operação na Grande Fortaleza
A troca de tiros ocorreu no bairro Campinas, área dominada por uma facção rival do Comando Vermelho no município.
Conforme informações apuradas pelo g1, os criminosos do Comando Vermelho foram até a região dos rivais para tentar dominar o bairro, mas se depararam com policiais do Raio, Cotar (Comando Tático Rural), FT (Força Tática), FT Rural e Policiamento Ostensivo Geral.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os criminosos arremessaram granadas contra os policiais, que revidaram.
Polícia Militar do Ceará
Thiago Gadelha/SVM
Confronto em Carnaubal
Dois criminosos morrem em confronto com policiais em Carnaubal
TV Verdes Mares/Reprodução
No dia 25 de outubro, um confronto entre policiais e criminosos resultou na morte de dois suspeitos em Carnaubal, cidade na Serra da Ibiapaba, no Ceará. A ação, motivada por uma denúncia de desmonte de motocicletas roubadas, terminou com a apreensão de duas armas de fogo e munição.
De acordo com a polícia, as equipes foram chamadas para investigar o crime em uma residência no Bairro Cidade Nova. Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos com disparos e revidaram. Duas pessoas, um adolescente de 17 anos e um jovem de 19, foram baleadas no tiroteio.
Segundo apurações preliminares, a dupla também era envolvida em planos para cometer homicídios em São Benedito, cidade vizinha a Carnaubal.
A operação permitiu a descoberta de uma rede dedicada ao desmonte de motos roubadas e a associação com crimes mais graves, como homicídios e tráfico de drogas na região. Durante a ação, foram apreendidas duas pistolas e 20 projéteis para as armas de fogo.
O que disse a SSPDS
"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que as ocorrências decorrentes de intervenção policial acontecem quando o profissional de segurança, no atendimento de uma ocorrência, precisa neutralizar uma ameaça iminente, visando proteger as pessoas ao redor e a si próprio. A SSPDS esclarece que as mortes decorrentes de intervenção policial não são consideradas intencionais, pois, até prova em contrário, configuram excludentes de ilicitude, situações em que a ação ocorre por estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal ou exercício regular de direito.
A SSPDS informa que todas essas ocorrências são tratadas com seriedade e transparência, com dados publicados mensalmente no portal da SSPDS. Os casos são apurados de forma aprofundada e imparcial pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e remetidos ao Ministério Público do Ceará (MPCE). A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) também acompanha as investigações.
A pasta reitera ainda que os policiais cearenses passam por cursos de formação e capacitação continuada, baseados na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Segurança Pública (SENASP/MSP). A formação contempla uma abordagem humanizada e técnica, voltada à resolução de conflitos e às questões sociais. Todos os profissionais são treinados para atuar obedecendo aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência, conforme as diretrizes da Portaria Interministerial nº 4.226/2010, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que orienta o uso progressivo da força pelos agentes de segurança pública no Brasil.
As ações ostensivas das Forças de Segurança são orientadas por indicadores da Supesp e informações de inteligência. Como resultado dessas ações, a SSPDS destaca que, de janeiro a setembro deste ano, foram retiradas de circulação 5.328 armas de fogo em todo o estado, uma média de cerca de 20 armas apreendidas por dia. O número representa um aumento de 9,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram apreendidas 4.877 armas de fogo.
Quanto ao número total de prisões por crimes diversos, de janeiro a setembro de 2025, foram contabilizadas 26.956 capturas, quantidade 15,6% maior do que a do igual período de 2024, que registrou 22.750 prisões e apreensões entre janeiro e setembro. Os indicadores mostram que todas as regiões apresentaram crescimento no número de prisões e apreensões."
Assista aos vídeos mais vistos do CearáFONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/11/12/outubro-foi-o-mes-com-mais-mortes-em-intervencoes-policiais-em-2025-no-ceara.ghtml